Conheça diferentes formas de consumir gengibre, um anti-inflamatórios natural, com receitas para inovar no cardápio

Poderoso anti-inflamatório natural, o gengibre tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo turbinando a queima de gordura, combate problemas respiratórios e tem propriedade expectorante, além de fortalecer o sistema imunológico.

E engana-se quem pensa que a raiz serve apenas como tempero de pratos orientais ou mesmo tem seu uso restrito a chás contra gripe. Conheça diferentes formas de consumir gengibre com receitas para inovar no cardápio:

suco de melancia 012017 400x800

Suco diurético de gengibre com melancia: no liquidificador, coloque 1 copo de melancia cortada em pedaços grandes, 1 colher de sopa de gengibre descascado e picado e 250 ml de água. Bata tudo e passe a bebida pelo coador.

Xarope de gengibre: em uma panela, deixa apurar em fogo alto por 40 minutos 500 ml de água, 30 g de gengibre ralado ou picado, suco de 1 limão e 150 ml de mel. Em seguida, guarde em um pote com tampa e tome 1 a 2 colheres de sopa por dia.

suco de uva 0217 400x800

Suco anti-inflamatório de uva com gengibre: bata no liquidificador 200 ml de suco de uva integral, 1 limão picado (com casca e sem o miolo branco) e gengibre ralado e canela a gosto. Passe a bebida pelo coador e beba em seguida.

Sorvete de gengibre com manga: em um liquidificador, coloque 2 mangas cortadas, 2 inhames médios (crus, descascados e picados) e 2cm de gengibre picado. Bata até ficar homogêneo, coloque em um recipiente de plástico ou em forminhas de picolé e leve ao congelador por 6 horas.

gengibre cha bebida 0817 400x800

Shot de gengibre para dar energia: bata no liquidificador 3 centímetros de gengibre com 1 maçã gala e água a gosto até ficar um líquido homogêneo. Consuma em pequenas doses, de uma vez, todas as manhãs.

Gengibre em conserva: em uma panela com água, deixe ferver 3 xicaras de gengibre cortado em fatias, escorra a água e deixe esfriar. Em outra panela, junte 1 xícara de vinagre de arroz, 3 colheres de sopa de sal rosa e ½ xícara de açúcar orgânico (ou demerara ou mascavo).

Em um recipiente de vidro (já fervido e higienizado), coloque o gengibre e cubra com a mistura de vinagre. Tampe e deixe fora de geladeira para curtir por 3 dias. Depois, leve para a geladeira. Sempre antes de consumir, lave o gengibre para tirar a conserva. Adicione a sucos, chás, salada ou coma como acompanhamento em um prato de comida.

 

Fonte: Vix

Categorias:   Gastronomia, Saúde