ATENDIMENTO DE QUALIDADE: AS PRINCIPAIS DICAS NA HORA DE FORMAR SUA EQUIPE

ATENDIMENTO DE QUALIDADE: AS PRINCIPAIS DICAS NA HORA DE FORMAR SUA EQUIPE

Sabemos que proporcionar um atendimento de qualidade não é uma tarefa fácil e que ter uma equipe forte é um apoio fundamental para garantir o sucesso. 

É um desafio manter uma boa equipe, por isso, decidimos abordar os seguintes temas neste artigo:

  • Benefícios de um atendimento de qualidade;
  • Como construir uma equipe forte para o seu restaurante;
  • Conheça os erros em atendimento para não cometê-los em seu restaurante.

Benefícios de um atendimento de qualidade

Considerada uma das principais estratégias para atrair e manter clientes, ter um atendimento de qualidade é essencial para qualquer estabelecimento. Um ótimo indicador para descobrir como está a qualidade em seu restaurante é a satisfação do cliente.

Existem cinco pilares que são fundamentais na qualidade do atendimento ao cliente: atenção ao cliente, comprometimento com o problema, satisfação do cliente, otimização do tempo e superação de expectativas. 

Ter um atendimento de qualidade em seu restaurante conquistará clientes e evitará perdas, aumentará as chances de fidelização, aumentará suas vendas e conseguirá se destacar entre os concorrentes.

Como construir uma equipe forte para o seu restaurante

No momento de contratar colaboradores para a sua equipe, é necessário focar no perfil dos profissionais que você deseja que estejam trabalhando com você. Esse é o momento que você não pode descuidar, ao contratar pessoas desqualificadas, fica difícil de alcançar resultados e manter o rendimento do atendimento.

Treine seus colaboradores, para que eles realizem suas funções com qualidade. Motive sua equipe para entrarem em cursos, assistir palestras e um outra boa forma é que os veteranos cuidem dos mais novos.

Otimize o trabalho da sua equipe, para que eles se sintam mais engajados, estejam satisfeitos e possam ter um ótimo desempenho. Utilizar ferramentas neste processo também será de grande auxílio.

Conheça os erros em atendimento para não cometê-los em seu restaurante.

Para evitá-los, é necessário conhecer os erros mais comuns que ocorrem nos restaurantes.

  • Um erro muito grave é não investir na estrutura e manter o ambiente com aspecto ruim e com falta de higiene. Clientes que levam a família para almoçar e o restaurante não possui estrutura para crianças ou um casal sai para um jantar e não estão devidamente higienizados.
  • Oferecer um atendimento ruim ou apático prejudica as vendas. Coloque-se no lugar dos seus clientes, verifique como os seus colaboradores estão se comportando e qualifique-os. Mesmo quando há erros ao entregar o pedido, quando existe um bom atendimento, o cliente entende a situação.
  • Um erro comum é a falta de personalização no atendimento. Atender o cliente tratando cada de um de forma especial, aumentará as chances de conquistar a fidelização desse cliente.
  • Não investir no treinamento dos colaboradores. Pode parecer repetitivo, mas muitos restaurantes ainda pecam ao evitar o investimento e em treinamento. Ter profissionais qualificados é fortalecer a sua equipe!

Conclusão

Ter uma equipe forte, que proporcione um atendimento de qualidade, é fundamental para qualquer empresa. Seu restaurante conseguirá aumentar suas vendas ao focar no cliente e buscar um aprimoramento contínuo para todos da equipe. Invista na sua equipe e o retorno chegará em forma de grande resultados.

 

 

 

Referências

MAIA, Felipe. 4 dicas de como montar uma equipe campeã durante a crise no restaurante. [S. l.]: Goomer Blog, 2015. Disponível em: https://blog.goomer.com.br/4-dicas-de-como-montar-uma-equipe-campea-durante-a-crise-no-restaurante/. Acesso em: 10 fev. 2020.

ROLIM, Rafael Moreira. 9 erros no atendimento ao cliente em restaurantes. [S. l.]: Aquarela Parques, 2016. Disponível em: http://blog.aquarelaparques.com.br/5-erros-no-atendimento-ao-cliente-em-restaurantes/. Acesso em: 10 fev. 2020.

SOUZA, Larissa. Tudo o que você precisa saber para manter sua qualidade no atendimento. [S. l.]: Movidesk Blog, 2019. Disponível em: https://conteudo.movidesk.com/qualidade-no-atendimento/. Acesso em: 10 fev. 2020.

Deixe uma resposta