RECEITAS PARA 2020, 4 DICAS PARA OTIMIZAR OS PROCESSOS NO SEU RESTAURANTE

RECEITAS PARA 2020, 4 DICAS PARA OTIMIZAR OS PROCESSOS NO SEU RESTAURANTE

Processos desalinhados, podem gerar grandes perdas financeiras, porém bons hábitos podem ajudar você e sua empresa a terem os melhores resultados em 2020, alinhando processos, tecnologias e um bom atendimento para o consumidor do  futuro.

Nesse artigo vamos mostrar quais as receitas para o seu negócio crescer ainda mais, vamos conversar sobre:

  • Entenda o seu negócio;
  • Conheça melhor seu cliente;
  • Bons hábitos na cozinha;
  • Como softwares ajudam no atendimento.

 

#1 – Entenda o seu negócio

Primeiro passo, é entender o dia a dia do seu restaurante, então faça uma análise bem detalhada de como andam as áreas principais da sua empresa, comece por:

Atendimento, é um dos pontos principais para qualquer estabelecimento, ele é quem determina como seu cliente vai reagir, voltar e qual o fluxo de demandas irá para a produção.

Produção, esse é o segundo que não pode sumir do seu radar, sabemos que o ritmo da cozinha é bastante dinâmico, pode parecer interessante pois mostra  que as vendas estão acontecendo, porém, um dinamismo acelerado pode gerar falhas como o desperdício de comida.

Estoque, os dois pontos citados acima possuem grande ligação com o estoque, pois um pedido errado e o desperdício de alimentos pode causar perda de insumo, afetando diretamente o seu estoque, então busque notar esses três fatores para que o seu processo de compras possa ser bastante otimizado. 

#2 –  Conheça melhor seu cliente

Você já buscou fazer uma pesquisa de satisfação com o seu cliente ?

O cliente é bastante dinâmico e sempre muda de ideia, o seu restaurante deve estar atento a essas mudanças, principalmente quando o assunto é alimentação, passamos a ter cada vez menos tempo em nossas rotinas, isso vem mudando a forma como as pessoas vivem e nesse momento os negócios também alteram a forma como devem trabalhar.

O delivery, por exemplo, cresce diariamente, pois as pessoas passaram a se sentir mais confortáveis e seguras em casa, fazer parceria com aplicativos de entrega, ajuda a aumentar os resultados e ganhar mais credibilidade com o público.

#3 – Bons hábitos na cozinha

Já falamos que a cozinha é um dos processos principais de qualquer restaurante, é de lá que sai todos os pratos produzidos, porém é onde acontece muitas falhas, o erro de pedidos causados pelo atendimento ou até mesmo a utilização errada de insumos, pode gerar um furo para o estoque e consequentemente baixar a lucratividade do seu restaurante.

Mas aderir a bons hábitos não é tão difícil, você pode começar montando sua ficha técnica, veja os passos abaixo.

Monte um documento com as seguintes informações:  

1°  Inclua o nome do item que será utilizado; 

2°  Informe o preço de custo de cada produto utilizado;

3°  Calcule o uso do item incluindo perda;

4°  Tempo de preparo; 

5°  Qual o tempo de preparação e os métodos usados; 

6°  Quais equipamentos estão sendo utilizados; 

7°  Mão de Obra;

8°  Armazenamento dos produtos; 

9 ° Qual a temperatura de armazenamento; 

10° Qual o tamanho da porção; 

11° Anote o custo final; 

12° Quais seus impostos; 

13° Quais seus encargos;

14° Custos decorrentes do administrativo; 

15° Receituário do prato;

16° Imagem do produto;

17° E demais instruções que possam agregar ao produto.

Agrupe todas essas informações, e crie o hábito de usá-lo diariamente, essas informações te ajudam a melhorar seus processos, seu estoque, além de diminuir o desperdício na sua cozinha e aumenta os resultados do seu restaurante. 

Como softwares ajudam no atendimento

Você já deve ter visto situações onde o prato vai errado para a mesa errada, o garçom solicita mais pratos do que realmente o cliente pediu, entre muitas outras situações que acontecem no dia de um restaurante. 

Agora como podemos ajudar a operação de forma otimizada e eficiente? 

Softwares como comandas eletrônicas e autoatendimento são facilmente encontradas no mercado hoje em dia. Alinhar essas duas opções ao seu atendimento pode te ajudar a diminuir a redução de pedidos errados, a refação de pratos, o desperdício de comida  e melhora a experiência de consumo dos seus clientes.

Conclusão

Deu pra notar que este ano você tem muitas tarefas pela frente, certo? 

Agora é hora de colocar todas essas dicas em prática e transformar seu restaurante em uma máquina de vendas, utilize novas ferramentas, técnicas e busque moldar os hábitos do seu negócio ao cliente.

Deixe uma resposta