AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS: SAIBA COMO ACERTAR NA TOMADA DE DECISÃO

AUTOMAÇÃO DE PROCESSOS: SAIBA COMO ACERTAR NA TOMADA DE DECISÃO

Para alinhar, de forma assertiva, a tomada de decisão com os objetivos estratégicos da sua empresa, uma das alternativas mais efetivas é a automação de processos. Principalmente em momentos de crise, instabilidade econômica e alterações radicais nas rotinas de trabalho, é possível se manter competitivo no mercado, reduzir custos e garantir que os processos sejam ágeis e otimizados.

Neste artigo você descobrirá:

  • O que é a automação de processos e quais suas vantagens.
  • Qual o melhor momento.
  • Como promover a automação em Bares e Restaurantes.

O que é a automação de processos e quais suas vantagens?

A automatização de processos são as atividades, que antes eram manuais, e passam a ser realizadas por equipamentos, sistemas, máquinas, entre outros, tornando-se responsáveis por sua execução. O grau de intervenção humana dependerá de cada situação, seja ela simples ou complexa.

No dia a dia, sua empresa pode contar com a automação de processos de diversas formas, contribuindo com o impulsionamento dos resultados do seu negócio.

Agora que você já sabe o que é a automação de processos, chegou o momento de conhecer suas vantagens.

  • Redução de Custos: provavelmente essa é uma das maiores vantagens da automação de processos, pois é possível realizar inúmeras tarefas e com um custo reduzido. Ao automatizar os processos, você elimina custos com materiais (papéis, cartuchos, tinta, etc) e evita gastos com retrabalhos causados por falhas na comunicação entre setores.
  • Otimização de tempo: ao automatizar os processos, você garante que as atividades sejam executadas conforme o planejado. O tempo gasto diariamente em atividades manuais também pode ser otimizado, através de fluxos de trabalho, possibilitando o acompanhamento de perto e evitando que o tempo seja perdido com com distrações e atividades paralelas.
  • Divisão de tarefas bem definida: Com o fluxo de trabalho automatizado, é possível definir cada etapa e atribuir ao responsável, possibilitando maior transparência na produção e facilidade no acompanhamento dos colaboradores.
  • Melhoria na comunicação: sim, ao fazer a automação do processo, a comunicação pode ser centralizada entre você e sua equipe, exibindo um único painel de controle para solicitações. Desta forma, é possível diminuir o ruído na comunicação e impede que a produtividade seja afetada.
  • Qualidade e consistência: essa vantagem não é um segredo, afinal, as atividades serão executadas de maneira idêntica, gerando resultados consistentes e de alta qualidade.
  • Análise de métricas: sabemos que a análise de métricas é essencial para as empresas, pois será a partir de estratégias inteligentes e que estejam alinhadas ao mercado, que os resultados serão gerados. Isso será possível, com base em dados estratégicos, precisos e confiáveis. Essa é outra grande vantagem da automação de processos, pois as informações chegam de forma consistente, por meio de geração e análise de métrica, direcionando a tomada de decisão.
  • Visão estratégica: fica fácil perceber, após todas as vantagens citadas acima, que haverá um desenvolvimento na visão estratégica da empresa. Você será capaz de conhecer detalhadamente o negócio e a partir daí se tornar um diferencial competitivo, especialmente em períodos de crise.

Afinal, qual o melhor momento?

Agora que você já compreendeu o que é a automação de processos e as vantagens que ela pode trazer para a sua empresa, é preciso tirar uma dúvida comum: qual o melhor momento para automatizar os processos em meu restaurante?

É importante saber que para iniciar a automatização, será necessário um investimento e o valor dependerá do que você deseja automatizar. 

Você precisa avaliar qual a real necessidade para investir, por exemplo, se estiver sem dinheiro em caixa, você precisa reavaliar seu planejamento financeiro, reduzindo custos. Caso você tenha capital, faça uma análise dos setores que merecem prioridade.

Descubra como promover a automação em Bares e Restaurantes

Chegou o momento de descobrir como promover a automação em bares e restaurantes.

  • Priorize os processos que identifica maior incidência de erros e retrabalhos.
  • Em serviços à la carte, trabalhar com automatização no atendimento elimina as chances de erros.
  • Busque automação em recursos básicos como gerar relatórios, emitir documentos fiscais e outras atividades corriqueiras.
  • Invista no treinamento dos colaboradores.
  • Automatize processos do controle do fluxo de caixa, para melhorar a liquidez de caixa, obter maior organização financeira e diminuir gastos com pagamento de juros.

Conclusão

Automação de processos é uma ótima solução para acertar na tomada de decisão e elaborar estratégias assertivas para o seu restaurante. Em tempos de crise, é possível se diferenciar no mercado, conquistar credibilidade e diminuir custos. No entanto, é importante pensar que essa é apenas uma das alternativas para melhorar a lucratividade do seu negócio.

Deixe uma resposta