Como encantar seus clientes no varejo

Como encantar seus clientes no varejo

  • Post Category:Comércio

O encantamento é um dos principais fatores para a fidelização do cliente. Esse é um dos desafios que o varejo busca vencer diariamente. No entanto, é importante entender que encantar clientes não vem através de mágica e sim de um conjunto de práticas essenciais para chegar a esse resultado.

Tempo de leitura: 6 min.

Neste artigo, abordaremos os seguintes assuntos:

Diferença entre vender, conquistar e encantar seus clientes.

Forte cultura organizacional com foco no cliente.

Dicas para encantar os seus clientes.

Diferença entre vender, conquistar e encantar seus clientes

Para conseguir superar o desafio de encantar seus clientes, primeiro você precisa entender a diferença entre vender, conquistar e encantar. Mesmo que pareça óbvio, são termos que você precisa entender muito bem para conseguir alcançar seus objetivos.

Em poucas palavras, vender é a entrega de algo (produto ou serviço) para alguém, em troca de dinheiro. Embora seja realmente isso, o conceito de vender também carrega consigo a importância de fornecer uma solução para resolver o problema desse alguém e o relacionamento existente entre vendedor e cliente precisa envolver confiança e credibilidade.

Para conquistar um cliente, você precisa de muito mais que um produto ou serviço que solucione determinado problema. É necessário que ele tenha qualidade, satisfaça as expectativas e o atendimento precisa de uma abordagem atenta e que surpreenda.

Encantar clientes é tudo isso que comentamos nos parágrafos anteriores de forma aperfeiçoada e personalizada. Mais que entregar aquilo que foi comprado, encantar é superar expectativas.

Forte cultura organizacional com foco no cliente

Para começar a encantar seus clientes, é necessário começar internamente, ou seja, fortalecer a cultura da sua empresa com foco na experiência do cliente.

Esse é um tema unânime em todas as grandes empresas do mundo, por isso, é fundamental uma boa comunicação e saber ouvir.

Saber se comunicar bem é fundamental para criar uma relação e entender a necessidade do outro, principalmente em conversas digitais, é preciso gerar empatia e compreender suas dores e necessidades.

Saber ouvir é fundamental, permita que seu cliente diga tudo que ele tem a dizer antes que você se manifeste, desta forma, será mais fácil apresentar soluções assertivas e até contestar quando necessário.

Dicas para encantar os seus clientes

  1. Comece internamente: ofereça um atendimento ágil e eficaz, assim como colaboradores e líderes precisam manter um comportamento positivo. Sejam responsáveis com seus clientes, mantenha uma comunicação clara na negociação e uma a comunicação interna eficiente.
  2. Conheça bem os seus clientes, comece ouvindo o que ele tem a dizer e entenda o que o levou até o seu estabelecimento, para assim direcioná-lo até a sua necessidade.
  3. Esteja atento aos detalhes, isso vai fazer toda a diferença para o cliente.
  4. Proporcione um atendimento inesquecível.
  5. Surpreenda-o, dê ao seu cliente algo que ele não está esperando.

Conclusão

Encantar clientes é fundamental para alcançar a fidelização. Entender bem como conseguir isso é fundamental para qualquer empresa. Principalmente no cenário atual, em que o atendimento está cada vez mais digital, é essencial buscar forma de encantar clientes sem aquele tradicional contato olho no olho. É necessário reinventar formas de encantar seus clientes, saber ouvi-lo e assim, oferecer a melhor solução.

Deixe uma resposta