TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: QUAL O IMPACTO NO APRENDIZADO?

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: QUAL O IMPACTO NO APRENDIZADO?

  • Post Category:Educação

Uma coisa é certa, com o cenário atual a tecnologia se tornou o braço direito das Instituições de Ensino Superior, ela vem ajudando em diversas atividades que precisavam seguir adiante, mesmo com o isolamento social. No entanto, sabemos que toda mudança gera um impacto e é sobre isso que vamos conversar hoje.


Tempo de leitura: 7 min

Você vai ler sobre:

  • Desafio da tecnologia nas salas de aula.
  • Transformações no cenário atual.
  • A revolução que a tecnologia irá gerar no processo de ensino-aprendizagem.

Desafio da Tecnologia nas salas de aula

Em nosso país sabemos da existência de limitações no acesso à tecnologia, esse é um dos principais desafios que as Instituições precisam lidar. Em muitas Universidades, os alunos não possuem condições financeiras para aderirem às tecnologias avançadas e necessárias para o aprendizado. 

Além disso, o recurso que muitas instituições possuem não é o suficiente para garantir que todos os seus alunos possam utilizar essas tecnologias em sala de aula.

Outro ponto importante está no fato de que muitos professores, por seguirem uma linha mais tradicional, ainda evitam a utilização dos recursos tecnológicos em sua metodologia de ensino ou por não terem o conhecimento necessários. Isso nos leva a refletir na importância de incentivar esses profissionais em buscar uma constante formação e incluir treinamentos em tecnologias.

Outro fator importante e que se tornou um desafio para as Instituições, é que o uso desses recursos pode gerar uma distração nos alunos, ou seja, ao invés de ajudar no aprendizado ele poderá atrapalhar. Por isso, é muito importante que o professor utilize essa ferramenta como algo produtivo e busque metodologias dinâmicas que ajudem no contato e convívio com os alunos.

Transformações no cenário atual

Com as medidas preventivas que aconteceram de forma repentina, com o intuito de evitar um maior contágio pela Covid-19, muitas instituições contaram o apoio de recursos tecnológicos para seguirem com suas aulas.

Sabemos que essas transformações já estavam ocorrendo, mas de forma lento. Agora, nosso país encontra-se em uma situações de extrema necessidade de utilização desses recursos e rápida adaptabilidade.

De uma coisa temos certeza, as transformações aceleram e também estão trazendo alterações radicais na forma como o processo ensino-aprendizado ocorre, ofertando possibilidades que antes pareciam distantes dentro das instituições, principalmente aquelas mais tradicionais.

Esse é o momento que a Educação 4.0 está surgindo como protagonista deste cenário e está trazendo uma maior aproximação das inovações, instituições de ensino e estudantes.

Mesmo que pareça algo assustador, a verdade é que essas soluções tecnológicas trazem mais praticidade, otimização do aprendizado e maior qualidade na propagação de conhecimento.

A revolução que a tecnologia irá gerar no processo de ensino-aprendizagem

Embora pareça distante, a tecnologia ainda tem uma longa revolução no processo de ensino-aprendizado, podendo trazer inúmeros sistemas e tecnologias para um futuro, possivelmente recente. Veja abaixo:

  • Sistemas tutores inteligentes: plataforma de ensino personalizado, que identifica se o aluno está realmente adquirindo o conhecimento sobre o assunto.
  • Processamento de Linguagem Natural (PLN): relacionado a capacidade dos computadores interpretarem a linguagem humana, o que poderia facilitar em intercâmbios de alunos de nacionalidade diferente.
  • Criatividade computacional: a ideia é que os processos de ensino-aprendizagem possam gerar exemplos para enriquecer os conteúdos educacionais.

A revolução tecnológica na educação, não para por aí!

A biblioteca digital, que por muitos anos era uma tendência, agora se tornou realidade. Com o isolamento social, muitas instituições e bibliotecas estão disponibilizando seus acervos em plataformas digitais facilitando o acesso. 

Conclusão

Agora foi possível ter uma noção do quanto a tecnologia tem impactado no processo de ensino-aprendizado e todo o caminho que ainda temos que percorrer para superar os desafios. 

Você pode começar essa revolução conhecendo mais sobre assunto lendo outros de nossos artigos e conhecendo mais sobre nosso produto Mozaiko Siscona, basta entrar em contato com um dos nossos consultores!

Deixe uma resposta