CONSCIÊNCIA PRODUTIVA: ENTENDA COMO DIMINUIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NA SUA COZINHA

CONSCIÊNCIA PRODUTIVA: ENTENDA COMO DIMINUIR O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS NA SUA COZINHA

A redução do desperdício é um dos maiores desafios enfrentados pelos restaurantes. Para diminuir ou até eliminar esse problema, é preciso ter uma cultura de economia sendo trabalhada com os colaboradores.

Pensando nisso, escrevemos este artigo abordando os seguintes assuntos:

  • Combate contra o desperdício: seja visto por suas ações.
  • Ações que ajudam no combate contra o desperdício.
  • Aposte na reciclagem

Combate contra o desperdício: seja visto por suas ações

Quando o assunto é negócios, é impossível não se preocupar com a lucratividade. No entanto, quando estamos falando de desperdício, existe um outro fator de maior preocupação, a fome.

Enquanto muitos restaurantes desperdiçam alimentos em processos mal elaborados, existem milhares de pessoas que estão passando fome em nosso país. Existem inúmeras pessoas que se preocupam com esse assunto e se juntar a esse grupo seria uma grande auxílio na diminuição de custos e uma grande ajuda para o país.

Se existem muitas pessoas e estabelecimentos que desperdiçam alimentos, seu papel está em conscientizar essas pessoas e utilizar essas práticas em seu restaurante. Essa é uma forte medida anti-desperdício e uma forma de se destacar da concorrência.

Ações que ajudam no combate contra o desperdício

Existem algumas ações que são de grande ajuda no combate contra o desperdício:

  • Crie fichas técnicas: ao criar uma ficha técnica para cada prato, haverá um maior controle e padronização. Nelas ficam armazenados todas as informações.
  • Apresente bem os pratos: uma boa apresentação do prato, conquistará seu cliente. No entanto, tenha um bom planejamento, deixando o prato bonito e com a quantidade necessária.
  • Faça uma gestão de compras eficiente: conheça o giro de cada produto e sua sazonalidade, além disso, esteja sempre atento ao estoque.
  • Produza apenas o necessário: até mesmo aqueles que produzem em larga escala para otimizar o trabalho, precisam ter um planejamento para não exceder a quantidade.
  • Utilize a tecnologia ao seu favor: um sistema de automação ou cardápios digital, pode ser um grande apoio para o seu restaurante, no controle das vendas e na redução do desperdício.

Fique atento e comece a colocar em prática estratégias para a redução de desperdícios em seu restaurante.

Aposte na reciclagem

Provavelmente você já escutou muitas vezes a frase “Separe o lixo e recicle tudo que for possível”, mas você já pensou o quanto isso pode ajudar no crescimento do seu restaurante e no fortalecimento da sua marca?

Um passo muito importante é fazer parceria com empresa que utilizam esse tipo de materiais. Também é possível verificar a viabilidade de reaproveitar alimentos, ou seja, existem muitas receitas que utilizam cascas de frutas e verduras, assim como podem dar um toque especial na apresentação do prato.

Conclusão

Eliminar desperdícios de alimentos em seu restaurante não se trata apenas de evitar custos desnecessário, é uma responsabilidade social e ambiental. Ao entrar no combate contra o desperdício, você conseguirá aumentar suas vendas ao fortalecer sua marca, pois se aproximará de clientes que possuem os mesmo interesses e apoiam suas ações.

 

 

Referências

COMO REDUZIR o desperdício no restaurante. [S. l.]: KCMS, 2019. Disponível em: https://www.kcms.com.br/blog/como-reduzir-o-desperdicio-no-restaurante/. Acesso em: 17 fev. 2020.

COMO DIMINUIR os desperdícios com alimentos em restaurante Self-service. [S. l.]: Ingredientes do sucesso, 2019. Disponível em: http://ingredientesdosucesso.com.br/como-diminuir-os-desperdicios-com-alimentos-em-restaurante-self-service/. Acesso em: 17 fev. 2020.

Deixe uma resposta