Processos desalinhados, podem gerar grandes perdas financeiras, porém bons hábitos podem ajudar você e sua empresa a terem os melhores resultados em 2020, alinhando processos, tecnologias e um bom atendimento para o consumidor do futuro.
Nesse artigo vamos mostrar quais as receitas para o seu negócio crescer ainda mais, vamos conversar sobre:
- Entenda o seu negócio;
- Conheça melhor seu cliente;
- Bons hábitos na cozinha;
- Como softwares ajudam no atendimento.
1 – Entenda o seu negócio
Primeiro passo, é entender o dia a dia do seu restaurante, então faça uma análise bem detalhada de como andam as áreas principais da sua empresa, comece por:
Atendimento, é um dos pontos principais para qualquer estabelecimento, ele é quem determina como seu cliente vai reagir, voltar e qual o fluxo de demandas irá para a produção.
Produção, esse é o segundo que não pode sumir do seu radar, sabemos que o ritmo da cozinha é bastante dinâmico, pode parecer interessante pois mostra que as vendas estão acontecendo, porém, um dinamismo acelerado pode gerar falhas como o desperdício de comida.
Estoque, os dois pontos citados acima possuem grande ligação com o estoque, pois um pedido errado e o desperdício de alimentos pode causar perda de insumo, afetando diretamente o seu estoque, então busque notar esses três fatores para que o seu processo de compras possa ser bastante otimizado.
2 – Conheça melhor seu cliente
Você já buscou fazer uma pesquisa de satisfação com o seu cliente ?
O cliente é bastante dinâmico e sempre muda de ideia, o seu restaurante deve estar atento a essas mudanças, principalmente quando o assunto é alimentação, passamos a ter cada vez menos tempo em nossas rotinas, isso vem mudando a forma como as pessoas vivem e nesse momento os negócios também alteram a forma como devem trabalhar.
O delivery, por exemplo, cresce diariamente, pois as pessoas passaram a se sentir mais confortáveis e seguras em casa, fazer parceria com aplicativos de entrega, ajuda a aumentar os resultados e ganhar mais credibilidade com o público.
3 – Bons hábitos na cozinha
Já falamos que a cozinha é um dos processos principais de qualquer restaurante, é de lá que sai todos os pratos produzidos, porém é onde acontece muitas falhas, o erro de pedidos causados pelo atendimento ou até mesmo a utilização errada de insumos, pode gerar um furo para o estoque e consequentemente baixar a lucratividade do seu restaurante.
Mas aderir a bons hábitos não é tão difícil, você pode começar montando sua ficha técnica, veja os passos abaixo.
Monte um documento com as seguintes informações:
1° Inclua o nome do item que será utilizado;
2° Informe o preço de custo de cada produto utilizado;
3° Calcule o uso do item incluindo perda;
4° Tempo de preparo;
5° Qual o tempo de preparação e os métodos usados;
6° Quais equipamentos estão sendo utilizados;
7° Mão de Obra;
8° Armazenamento dos produtos;
9 ° Qual a temperatura de armazenamento;
10° Qual o tamanho da porção;
11° Anote o custo final;
12° Quais seus impostos;
13° Quais seus encargos;
14° Custos decorrentes do administrativo;
15° Receituário do prato;
16° Imagem do produto;
17° E demais instruções que possam agregar ao produto.
Agrupe todas essas informações, e crie o hábito de usá-lo diariamente, essas informações te ajudam a melhorar seus processos, seu estoque, além de diminuir o desperdício na sua cozinha e aumenta os resultados do seu restaurante.
Como softwares ajudam no atendimento
Você já deve ter visto situações onde o prato vai errado para a mesa errada, o garçom solicita mais pratos do que realmente o cliente pediu, entre muitas outras situações que acontecem no dia de um restaurante.
Agora como podemos ajudar a operação de forma otimizada e eficiente?
Softwares como comandas eletrônicas e autoatendimento são facilmente encontradas no mercado hoje em dia. Alinhar essas duas opções ao seu atendimento pode te ajudar a diminuir a redução de pedidos errados, a refação de pratos, o desperdício de comida e melhora a experiência de consumo dos seus clientes.
Conclusão
Deu pra notar que este ano você tem muitas tarefas pela frente, certo?
Agora é hora de colocar todas essas dicas em prática e transformar seu restaurante em uma máquina de vendas, utilize novas ferramentas, técnicas e busque moldar os hábitos do seu negócio ao cliente.