INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO: UM PANORAMA SOBRE AS EXPECTATIVAS NO SETOR

Compartilhar

O setor de educação cresce diariamente, em meio ao avanço digital, novos desafios aparecem para todas as instituições da área, um desses desafios é o uso dessas tecnologias na retenção e captação de novos alunos, entender as novas expectativas do setor e o avanço que nós espera para 2020 é um ótimo passo para fazer parte do futuro.

Esse artigo vai mostrar uma nova visão para 2020 e como você pode acompanhar os avanços do setor digital na área de educação.

Nesse post, vamos conversar sobre:

  • O que é inteligência artificial 
  • Desempenho da educação no universo tecnológico 
  • Quem são nossos novos alunos ?
  • Como desempenhar a inovação no seu campus

O que é inteligência artificial

Desde o século passado, o tema vem tomando mais e mais espaço. O cinema trouxe consigo várias versões de robôs que ajudam em diversas atividades, são melhores amigos ou até mesmo nos aniquilam. Filmes como Metrópolis, de 1927, A.I Inteligência Artificial, de 2001 e o mais recente como o ELA, produzido em 2013, retratam vários cenários que já são possíveis de serem vistos no nosso dia a dia.

Após a segunda guerra mundial, iniciou-se um processo de estudo sobre várias áreas que buscam evoluir a ideia de um robô ou tecnologia, que passasse a fazer parte de nossa rotina. Warren Mcculloch e Walter Pitts apresentaram o primeiro artigo que falava sobre redes neurais (A logical calculus of the ideas immanent in nervous activity), em 1943. Desde então não paramos de nos aprofundar no assunto.

Estamos falando de máquinas capazes de realizar diversos tipos de atividades e interações com humanos, robôs inteligentes que conseguem se desenvolver com o tempo e aprender com as interações humanas programadas.

Desempenho da educação no universo tecnológico

Classicamente, quando falamos em educação, logo lembramos de quadros, pincéis, chamadas no final de cada aula, trabalhos apresentados em cartolinas e muitas outras cenas, porém, temos que lembrar que essa realidade está diariamente sumido da maioria das instituições. A tecnologia chegou, os alunos estão totalmente conectados, e um novo desafio surgiu para as instituições de ensino, a grande pergunta do momento é : como se conectar com eles ?

A educação Brasileira vem evoluindo, as universidades de hoje já contam com aplicativos em smartphones para nortear os alunos sobre sua vida acadêmica, plataformas em EAD ajudam a quebrar as barreiras de ensino, e o uso de metodologias como Gamificação, que proporciona os alunos a alcançarem melhor os objetivos de cada atividade. 

Mas a evolução não pára por aí, o uso da inteligência artificial está tomando conta de muitos centros de ensino, ajudando na criação de novos universos educacionais, a máquina identifica as dificuldades dos alunos e desenvolve uma trilha de conhecimento com materiais diversos ( textos, livros, vídeos ) que levam ele a alcançar o objetivo da atividade e dialogar melhor com o seu sistema de ensino.

A aplicação do ensino móvel através dessa inteligência artificial proporciona a instituição vários passos a serem dados para o futuro da educação.

Quem são nossos novos alunos ?

Entender o perfil de cada aluno é um desafio que muitos professores e instituições traçam diariamente, é necessário esse entendimento sobre o que cada aluno precisa, pois cada grupo de aluno é heterogêneo. A inteligência artificial ajuda o aluno a fazer parte de um ensino adaptativo que ajuda a diminuir suas barreiras de aprendizado e desenvolvimento acadêmico.

Mas com certeza você já ouviu falar na famosa geração Z, essa geração vem crescendo dia após dia, são pessoas totalmente conectadas e que já nasceram conectadas com ferramentas digitais, esse grupo possui características marcantes como ansiedade extrema, menos relações sociais, desapego das fronteiras geográficas e necessidade de exposição e opinião e são totalmente flexíveis quando o assunto é trabalho e estudo.

Essa busca por flexibilidade para esses novos alunos, é um campo fértil para as instituições, é possível desenvolver modelos de ensino com mobile learning, gamificação e outros métodos que possam dar maior espaço e tempo para o aluno digital.  

Como desempenhar a inovação no seu campus

A inovação parte do princípio da mudança, muitas vezes entendemos que essa mudança, só existe através de vieses tecnológicos, porém as mudanças podem acontecer antes de qualquer tecnologia ser instalada na sua instituição.

Comece buscando entender seus alunos atuais, faça pesquisa em sala de aula e comece a utilizar a gamificação para desenvolvê-lo. Com o uso da inteligência artificial, você passa a ajudar seu aluno a entrar em um ambiente adaptativo, flexível e melhorar o desempenho dele, mostrando o quanto sua instituição pode gerar valor para ele. 

Conclusão Deu pra notar o quanto a educação vem evoluindo, e como a união entre tecnologia e ensino ajudam no desenvolvimento das gerações, aplicar novos métodos e técnicas, alterar cenários é um ótimo caminho para desenvolver sua instituição na trilha da inovação. 

More To Explore

Comércio

COMO ENCANTAR SEUS CLIENTES NO VAREJO

O encantamento é um dos principais fatores para a fidelização do cliente. Esse é um dos desafios que o varejo busca vencer diariamente. No entanto,

plugins premium WordPress